Exames

Biometria a Laser

Através desse exame, é realizada a medição do grau da lente intra-ocular que será implantada na cirurgia de catarata. Serve também para medir o comprimento antero-posterior do olho, importante em diversas patologias.

Campo Visual Computadorizado (Campimetria computadorizada)

Verificar se está havendo perda de visão lateral (para diagnóstico e acompanhamento do glaucoma, retinose pigmentar, etc. e tumores cerebrais que acometem a visão).
Atenção: não dilata a pupila. Para o sucesso do resultado desse exame, é necessário atenção, concentração e disposição do paciente, por isso, na noite anterior à realização do exame, procurar dormir bem e se possível vir sem nenhuma preocupação. Se não for paciente da iRetina Eye Institute, trazer a receita do óculos.

Mapeamento Retiniano

Visualização de todo fundo de olho, que possibilita diagnosticar alterações inclusive na periferia da retina. Muito importante em pacientes míopes, mais susceptíveis a degenerações periféricas, diabéticos, hipertensos e naqueles com queixas de moscas volantes ou fotopsia (flash de luz). Em muitos casos, é necessário realizar retinografia colorida ou retinografia fluorescente para melhor esclarecimento do quadro.
Atenção: dilata a pupila, se possível, vir acompanhado.

Microscopia Especular da Córnea

Verificar o tamanho, número e forma das células do endotélio corneano. Usando no pré-operatório da cirurgia da catarata, transplante de córnea e no diagnóstico das distrofias corneanas endoteliais.
Atenção: não dilata a pupila.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

No moderno exame de tomografia ocular, não se usa radiação e sim a tecnologia do laser. É um exame rápido e indolor. Obtêm-se várias fotos com perfis de superfícies importantes do olho como: nervo óptico, mácula, retina.
É útil para análise das fibras do nervo óptico, servindo então para diagnóstico (precoce) e acompanhamento do glaucoma, visualizando-se em perfil e quantificando-se a escavação glaucomatosa do nervo óptico.
Decisivo no diagnóstico e acompanhamento das doenças de mácula (buraco de mácula, degeneração macular, serosa central, retinopatia diabética, membrana neovascular, etc.) e em várias outras doenças de retina.
Atenção: dilata a pupila. Se possível, vir acompanhado.

Paquimetria Ultrassônica

Serve para medir a espessura da córnea. Uso obrigatório no pré-operatório da cirurgia refrativa e na suspeita de glaucoma, já que correlaciona o valor da espessura da córnea com a pressão intra-ocular.
Atenção: não dilata a pupila.

Retinografia Colorida

É tirada uma fotografia colorida do fundo do olho. Importante na documentação de lesões e também do nervo óptico. Utilizado nos pacientes com suspeita ou com diagnóstico de glaucoma (foto controle para comparação posterior).
Atenção: dilata a pupila. Se possível, vir acompanhado.

Retinografia Fluorescente

Avaliação do fundo de olho através de fotos digitalizadas, sendo utilizado um corante introduzido por via intra-venosa para melhor avaliação das áreas com lesões. É importante no acompanhamento de várias doenças da retina e coróide, a exemplo da retinopatia diabética, degeneração macular senil e das obstruções de veias e artérias retinianas, dentre outras.
Atenção: dilata a pupila. Se possível, vir acompanhado. Ficar sem se alimentar por 02 horas antes da realização do exame.

Teste do Olhinho

Verificar se o recém-nascido tem alguma doença congênita (catarata, glaucoma, etc.) e principalmente afastar o retinoblastoma (tumor maligno congênito).
Atenção: dilata a pupila.

Topografia Corneana

Diagnóstico do ceratocone, degeneração marginal pelúcida da córnea, etc. Uso obrigatório no pré–operatório de cirurgia com Excimer Laser. Às vezes usado também no pré–operatório de catarata ou pterígio.
Indicado no pós–operatório no transplante de córnea e antes da adaptação das lentes de contato.
Atenção: não dilata a pupila.
Para usuários de lentes de contato:
Se o exame for para diagnóstico pré-operatório de ceratocone ou cirurgia refrativa, é necessário suspender o uso das lentes de contato. Se a lente for gelatinosa, suspender por 07 dias e, no caso de lente fluorcarbonada (rígida), suspender por 15 dias antes da realização do exame. Somente para avaliação diagnóstica, suspender o uso das lentes de contato (tanto gelatinosa quanto rígida) por 02 dias.

Ultra-sonografia Ocular

Função: Para verificar o fundo do olho quando os meios intra-oculares não estão transparentes (catarata, hemorragia intra-ocular). Usado no pré e pós-operatório das cirurgias de deslocamento da retina, vitrectomia, catarata, etc. Útil também no diagnóstico de tumor intra-ocular.

Gonioscopia

Observação do chamado ângulo da câmara anterior (local de drenagem do líquido intra-ocular, o humor aquoso), imprescindível na avaliação dos pacientes portadores ou com suspeita de glaucoma.
Atenção: não dilata a pupila.